Não entrem em esquemas de Marketing Multinivel!

marketing multinivel

O titulo deste artigo parece assustador porém tenho experiência suficiente em ganhos online para orientar vocês a não entrar em sistemas de marketing multinível de qualquer especie.

Este método é conhecido como esquema Ponzi que foi criado pelo italiano Charles Ponzi, nos Estados Unidos em 1910. O método consiste basicamente em construir uma pirâmide de pessoas onde cada uma investe um valor pré-determinado, e para recuperar o dinheiro investido deve recrutar mais pessoas para participar do esquema. Os lucros e as receitas são mantidos apenas pelo dinheiro que é investido pelos membros da pirâmide.

Na época, Ponzi convenceu seu amigos e familiares a investirem em um sistema de selos e prometeu retorno do investido em até 45 dias. O método ficou tão famoso que em pouco tempo Ponzi já tinha lucrado U$$ 5,000 dólares.

piramide-financeira-charles-ponzi

Após 10 anos, Charles Ponzi estava milionário. Muitas pessoas venderam seus bens para entrar no esquema até que em 1920, o governo americano começou a questionar as praticas da empresa de Ponzi e acabou bloqueando as contas da companhia no país. Na mesma época, o “empreendimento” começou a entrar em colapso e acabou falindo. Ponzi confessou ter participado de uma fraude parecida no Canadá, e que também eram oferecidos aos investidores grandes retornos.

Ponzi, por sua vez foi condenado a devolver boa parte do dinheiro investido por vários membros, se livrou da cadeia pois pagou uma fiança mas mesmo assim o governo americano resolveu deportá-lo para Itália.

Como puderam ver, para que o esquema não seja encarado como “piramide”, as empresas colocam um produto qualquer de faxada, onde o mesmo é consumido pelos membros da piramide e para participar a pessoa deve comprar um plano ou produto e divulgá-lo. Estas empresas não tem como principal foco melhorar o produto ou serviço prestado, e sim somente recrutar pessoas para participar da pirâmide. Chega um momento em que a piramide “desmorona” e quem entrou por ultimo acaba perdendo o dinheiro.

Em um empreendimento comum, geralmente é oferecido um serviço ou produto ao consumidor e mesmo compra e consume, sem a necessidade de adquirir uma conta ou ter que divulgar o produto para recuperar o dinheiro.

Para encontrar um esquema igual a este basta procurar na internet e verá empresas prometendo lucros altíssimos e dinheiro fácil em pouco tempo.

Diferenças entre programa de afiliados x marketing multinível

Diferente da pirâmide, grande parte dos programas de afiliados oferecem a possibilidade de indicação onde você ganha uma porcentagem obtidas sobre as vendas feitas por pessoas que você indicou, porém as pessoas ganham somente se vendere produtos da loja e a negócio não “quebra” pois ele é mantido com a vendas dos produtos e não apenas com investimentos.

Minha opinião

Ganhar dinheiro na internet não é fácil e exige muita dedicação, estudo e trabalho. Marketing Multinivel é um método ilegal e criminoso em que as pessoas utilizam-se da boa fé dos outros para se enriquecerem.

Gostou do artigo? Deixe sua opinião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *