A geolocalização é uma estratégia que está ganhando cada vez mais cenário no marketing digital, permitindo utilizar esse tipo de ferramenta para manter-se o mais próximo possível das características e preferências de um futuro cliente, atendendo suas expectativas e necessidades da melhor maneira possível.
Com a inserção da geolocalização nas estratégias online, é possível que uma empresa possa encontrar o consumidor no momento que o mesmo deseja comprar um produto ou serviço, estando no local e momento certos para captar aquele lead, utilizando o mecanismo de GPS e localidade para isso, assim como informações coletadas pelo IP do usuário, identificando qual o seu perfil para atingi-lo quando mais precisar, sabendo onde encontrar seu público-alvo.
Por que usar a geolocalização em marketing digital?
A geolocalização é uma estratégia que deve ser utilizada para ações de marketing digital exatamente pela proximidade e necessidade que cria com o consumidor, gerando um elo de demanda e serviço por meio do encontro desse público interessado em redes sociais, aplicativos ou até mesmo com a simples navegação online.
Com a identificação da localização do usuário por meio dos dados coletados pela geolocalização, identificando os dispositivos de acesso, é possível partir para outras estratégias de marketing digital para a captação real desse possível cliente, criando um relacionamento e oferecendo conteúdos e mensagens que sejam relevantes para aquele perfil, investindo em um contato pouco mais personalizado.
Por meio de anúncios de marketing digital, tratando-se de ações pagas, anúncios em buscadores e diferentes outras ferramentas disponíveis hoje em dia, é possível utilizar a geolocalização para identificar qual o local que seu público interessado está mais frequentemente e direcionar essas publicidades para o mesmo lugar.
Outro benefício de usar a geolocalização em marketing digital é identificar quando um consumidor entra em determinada loja, por exemplo, com seu GPS funcionando naquele momento, permitindo que posteriormente o mesmo possa continuar a receber mensagens relevantes sobre ofertas e produtos da mesma marca, como um “remarketing” – forma de atingir novamente um cliente – unindo o mundo físico com o online. Check-ins realizados em redes sociais e marcações de locais também podem ser utilizados para tal, favorecendo o conhecimento e interesse do usuário.
Tendências da geolocalização para marketing digital
Estima-se que a realidade aumentada seja uma possibilidade futura de marketing digital conectada à geolocalização, ampliando o relacionamento entre empresa e cliente, criando experiências mais personalizadas e interativas em locais específicos para promoção de produtos e serviços diversos que sejam condizentes com o perfil do consumidor.
Aproveitem e compartilhe!